Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carnaval de Olinda tem segurança feita por drones.

Compartilhe:
olinda-carnaval

A implantação de drones de patrulhamento para o período de carnaval é a novidade de Olinda para o Carnaval 2019 no quesito segurança. Já em relação à mobilidade, o município renovou a parceria com o aplicativo de transporte Uber e implanta novamente um corredor exclusivo de acesso. Ônibus e táxis também contam com as faixas exclusivas que dão acesso aos locais de folia.

O esquema de mobilidade, segurança e saúde foi apresentado, nesta terça-feira (26), pelo prefeito Professor Lupércio (SD) e pelas secretarias municipais de Patrimônio, Cultura e Turismo e Trânsito e Transportes.

Veja tudo sobre o carnaval em Pernambuco

Com um orçamento de R$ 6,5 milhões para realizar a festa, a prefeitura espera receber mais de 3 milhões de pessoas durante os dias de folia. “Aprendemos com os anos anteriores e queremos fazer uma festa ainda melhor”, afirma o prefeito Professor Lupércio.

Além de priorizar o transporte público, por meio dos ônibus do Expresso Folia, o uso de corredores destinados a carros de transporte privado por aplicativo de celular foi adotado para facilitar a chegada dos foliões ao Sítio Histórico.

Há, ainda, um convênio firmado para permitir no município a circulação de 10 mil táxis da Região Metropolitana, durante os dias de Momo.

“A demanda é muito grande, então a gente deu oportunidade para que esses dois modais possam atender os foliões da cidade”, afirma o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Jorge Luiz da Silva.

Escolhida por meio de processo licitatório, a Uber vai injetar R$ 1 milhão no carnaval olindense. Os outros aplicativos de transporte privado de passageiros vão chegar aos mesmos locais liberados para os carros particulares.

Os motoristas da Uber e os taxistas vão compartilhar três pontos para embarque e desembarque de passageiros. Eles ficam no seguintes locais: Avenida Presidente Kennedy, no Varadouro, Praça do Carmo e proximidades da Praça 12 de Março e do Hospital Tricentenário, em Bairro Novo.

Mesmo com pontos em comum, os dois tipos de transporte devem ocupar espaços separados. Além desses três pontos, os taxistas também têm um espaço exclusivo em Bonsucesso, nas proximidades da sede do Homem da Meia-Noite.

Bloqueios no trânsito

Táxis e veículos a serviço da Uber têm autorização para passar por dez pontos móveis de bloqueio, que ficam fechados para carros particulares e outros aplicativos de transporte.

As interdições começam às 14h de sexta (1º) e seguem até as 14h do dia 6 de março. Confira os trechos que também ficam abertos para ambulâncias, moradores cadastrados na prefeitura e veículos oficiais do estado:

  • Av. Olinda – Marinha
  • Av. Olinda – Varadouro/Posto BR (retorno)
  • Av. Olinda – Santa Tereza (retorno)
  • Av. Sigismundo Gonçalves (Padaria Globo)
  • Praça do Jacaré (veículos de emergência)
  • Praça do Carmo (retorno)
  • Praça do Carmo (semáforo em frente à Praça)
  • Avenida Presidente Kennedy/PE-15
  • Estrada do Bonsucesso (Praça)
  • Rua do Sol/Rua Farias Neves Sobrinho

Além dos bloqueios móveis, a prefeitura de Olinda também monta 28 pontos de interdições fixas em 2019, impedindo a passagem de veículos e priorizando o trânsito de pedestres no Sítio Histórico. Os bloqueios começam a partir das 12h da sexta (1º) e a previsão é de que as vias sejam liberadas às 12h do dia 6 de março.

Para auxiliar no ordenamento do trânsito, a prefeitura disponibiliza 90 agentes e 300 profissionais auxiliares, contratados para atuar nos dias de folia. Há, ainda, a presença de 30 funcionários da Secretaria de Transportes e Trânsito, sete motos, sete viaturas e dois guinchos. Os profissionais também atuam no monitoramento do trânsito, por meio de câmeras.

Para os moradores que desejam adquirir o adesivo de liberação de passagem em áreas de bloqueio móvel, é possível fazer o cadastro, até a quinta-feira (28), na Secretaria de Transportes e Trânsito. O adesivo contém as placas dos carros, para impedir que seja repassado entre veículos diferentes.

Ônibus e carro particular

Para quem deseja ir de carro ou de ônibus aos polos da folia em Olinda, é possível utilizar o Expresso da Folia, que sai dos shoppings Plaza, Recife, RioMar e Tacaruna, no Recife; NorthWay, em Paulista; e Patteo, em Olinda.

Os preços das passagens variam de acordo com a distância dos shoppings e não incluem o valor das tarifas do estacionamento de cada shopping.

O Estacionamento Legal também é uma opção para quem quer ir de carro. Em 2019, o projeto passa a operar em pontos diferentes, no Centro de Convenções e no estacionamento do shopping Patteo. O ponto para embarque e desembarque de todas as linhas especiais do carnaval fica na Avenida Sigismundo Gonçalves, na altura da Praça do Carmo.

Patrulhamento com drones

Durante o carnaval, a prefeitura de Olinda utiliza dois drones para monitorar situações de violência no Sítio Histórico e nos polos do carnaval de Olinda.

“Ao identificar qualquer ocorrência como agressão contra mulher, furtos e outros incidentes, os equipamentos vão filmar e enviar as imagens em tempo real”, afirma o secretário Jorge Luiz da Silva.

A base de videomonitoramento deve ser instalada na Praça Monsenhor Fabrício, no Sítio Histórico, em frente à prefeitura. O local também funciona como ponto de achados e perdidos, junto com a Secretaria de Segurança Urbana de Olinda. Esse segundo espaço fica na Avenida Santos Dumont, no Varadouro, e opera 24 horas por dia.

Além do efetivo das polícias Civil e Militar, 60 guardas municipais também ficam responsáveis, em cada dia do carnaval, pela segurança dos foliões em Olinda. Os agentes devem fazer patrulhamento a pé e com viaturas em áreas de maior concentração de foliões.

Saúde e assistência social

Em caso de necessidade de atendimento médico, o folião pode se deslocar aos seguintes pontos:

  • Hospital do Tricentenário – Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo (24h)
  • Policlínica Barros Barreto (Rua Dr. Justino Gonçalves, s/n, Carmo (24h)
  • SPA – Avenida Antônio da Costa Azevedo, s/n, Peixinhos (24h)
  • Posto Dia – Praça Laura Nigro, s/n, Carmo (7h às 19h)

Além do atendimento médico, 80 agentes redutores de danos devem atuar em escalas diurnas e noturnas para auxiliar foliões. Ao longo dos dias de folia, a Prefeitura de Olinda vai distribuir 800 mil preservativos masculinos e femininos, além de orientar sobre o uso correto.

A distribuição deve acontecer nos polos Carmo, Palácio do Governo, Rua 13 de Maio, Quatro Cantos, Amparo e Bonsucesso.

Para os pais que levarem os filhos para curtir o carnaval no Sítio Histórico, é possível colocar pulseira de identificação nos foliões menores de idade, com informações como o nome do menor, do responsável e um telefone para contato.

Matéria publicada em: Globo.com

Deixe seu comentário: